Lançamento do MIUI 9: Sistema ágil , Mi 5X e Mi AI Speaker revelados!

Finalmente MIUI 9!

Nesta quarta-feira, 26 de julho, a Xiaomi anunciou o MIUI 9 juntamente com o especulado Mi 5X!

MIUI foi o primeiro produto da Xiaomi, o sistema nasceu em agosto de 2010 e atualmente ele está disponível em 55 línguas, usado em 142 países e com 2.8 bilhões de usuários ativos. Não é por acaso que qualquer tópico sobre o sistema sempre gerou muita atividade no fórum global, sendo assim um produto altamente observado e com muita expectação.

Otimizações do MIUI 9

O MIUI 9 veio embalado em muitas especulações e expectativas em relação a design e recursos, algumas se concretizaram e outras nem tanto. Como em toda versão do MIUI, melhorias foram feitas para diminuir o tempo de espera durante a abertura de apps e otimizações em todo sistema para melhorar o seu uso.

O Sistema foi otimizado em doze aspectos:

  1. Execução de apps acelerada
  2. Alocação dinâmica de recursos
  3. Aceleração crítica em segundo plano
  4. Controle de congestionamento de tarefas
  5. Limpeza automática
  6. Novo sistema de arquivos
  7. gerenciamento de cache
  8. Antifragmentação em tempo real
  9. Proteção contra exclusões anormais
  10. Melhoria na eficiência de comunicação de dados
  11. Aceleração de Wi-Fi
  12. Otimização de feedback táctil

Novos recursos do MIUI 9

Novos recursos foram adicionados, como o Smart app launcher que te ajuda a encontrar o que precisas dentro do sistema, essa função é bastante parecida ao Now On Tap, dois toques de distância da informação que tu precisas. O MIUI 9 também conta com a integração da pesquisa de imagens que também sofreu mudanças e agora se assemelha muito a pesquisa inteligente do Google Photos, podendo pesquisar por objetos, pessoas ou lugares.

Sem esquecer de mencionar também o Smart Assistant, que prometeu ser um jeito fácil de pesquisar e reunir informações sobre qualquer coisa que o usuário quiser, sofreu mudanças e agora conta novos atalhos e está mais inteligente, aprende conforme o uso do sistema e fornece acesso rápido a informações como apps mais utilizados, controle de reprodução de músicas e etc. Não só o Smart Assistant, mas o app Música e Temas também sofreram algumas mudanças, porém de design.

E finalmente o recurso Divisão de tela que já estava disponível em sistemas como TouchWiz e em IPads agora conta com uma versão pro MIUI. O recurso chegou primeiro ao Mi Max 2 e Mi 6, mas quando o MIUI 9 vier ao público todos os dispositivos que estão no Android 7.0+ poderão usufruir desta função, como o Mi 4C, Mi 4S, Mi 5, Mi 5C, Mi 5S, Mi 5S Plus, Mi 5X, Mi 6, Mi Note Pro, Mi Note 2, Mi Max, Mi Max Prime, Mi MIX, Redmi 4X e Redmi Note 4X.

Porém, com exceção da Divisão de tela não se sabe se estes recursos serão implementados na ROM Global, visto que o lançamento é exclusivo da ROM Chinesa. Será que MIUI Brasil pode nos dar acesso à esse gostinho? 

Novos temas

O sistema ainda vai contar com três novos temas, já revelados há algumas semanas, que são: Limitless, Cool Black e Color Fantasy. Também há novos atalhos rápidos na tela de bloqueio deslizando da esquerda para a direita.

  • Limitless Theme

    Tema Limitless

  • Tema Cool Black

    Tema Cool Black

  • Tema Color Fantasy

    Tema Color Fantasy

Leia o que comentamos sobre as mudanças do MIUI 9 aqui.

Cronograma de lançamento ao público da ROM MIUI 9 Beta Chinesa:

  • 11 de agosto de 2017 – Mi 6, Mi 5X e Redmi Note 4X Qualcomm.
  • 25 de agosto de 2017 – Mi MIX, Mi note 2, Mi 5, Mi 5s, Mi 5s Plus, Mi 5c, Mi Max 2, Mi Max, Mi Max Pro, Mi 4S, Mi 4c, Mi Note Pro, e Redmi 4X.
  • Adiados para setembro de 2017 – Todos os outros modelos Mi e Redmi, exceto Mi 1/1S e Mi 2A.

Mi 5x

Após a apresentação do MIUI 9 a Xiaomi aproveitou também para anunciar seu novo smartphone: Mi 5X.

O Mi 5X conta com um luxuoso design, um corpo todo em metal com bordas curvas e foi também equipado com áudio de alta qualidade. Na parte frontal do aparelho vemos botões capacitivos, um bom aproveitamento de sua tela de 5,5” e câmera frontal de 5MP. Já na parte traseira temos o botão de impressões digitais e suas duas câmeras traseiras de 12MP + 12MP.

Um fato que gerou polêmica foi quanto ao seu processador, que é o Snapdragon 625, Octa-core 2.0 GHz Cortex-A53. O processador é muito rápido e econômico, que terá uma boa duração de bateria com seus 3080 mAh. O aparelho conta com uma entrada USB type-C e carregamento rápido.

Quanto ao armazenamento, o Mi 5X vem com 64GB de memória interna e uma entrada MicroSD de até 128GB (lembrando que a entrada é híbrida, ou seja, você usa dois SIM, ou usa um SIM e o cartão SD). O aparelho também conta com 4GB de RAM.

Especificações:

  • Tela 5.5” IPS LCD 1080×1920  
  • Câmera traseira dupla de 12MP (f/2.2) + 12MP (f/2.6)
  • Câmera frontal de 5MP
  • Processador Qualcomm Snapdragon 625
  • CPU Octa-core 2.0 GHz e GPU Adreno 506
  • Memória interna de 64GB + slot para cartão SD de até 128GB híbrido
  • 4GB de memória RAM
  • Android 7.1.1 e MIUI 9
  • USB type-C e carregamento rápido 2.0
  • Corpo de 155.4mm x 75.8 mm x 7.3 mm pesando 165g
  • Bateria de 3080 mAh
  • Cores disponíveis: preto, rosé e dourado

O Mi 5X vai chegar primeiro na China, custando CNY 1.499 que equivale a USD 222, isto é, aproximadamente R$ 700.

Mi AI Speaker

E por último mas não menos importante, a Xiaomi lançou o Mi AI Speaker que é um alto-falante com uma matriz de seis microfones, ele é capaz de detectar áudio em todas as direções e contém a tecnologia de Audio beamforming que auxilia no cancelamento de ruídos e nos comandos de voz.

O Mi AI Speaker funciona como o Amazon Echo ou similares, e possui uma vasta gama de conteúdos online para consumo, como streaming de música, audiolivros, histórias infantis e rádio FM. Há também o app Mi AI Speaker que contém vários addons e plugins para ser usado em conjunto ao  alto-falante da Xiaomi!

O Mi AI Speaker  vai chegar primeiro na China, custando CNY 299 que equivale a USD 44, isto é, aproximadamente R$ 139.

O que acharam das novidades?

Comentem aí!