O MIUI 9 está chegando! O que esperar da atualização?

Introdução

Pouco tempo atrás, anunciamos que a Xiaomi finalmente havia definido uma janela para o lançamento do MIUI 9. Aguardada por milhões de usuários do sistema, poucas informações foram reveladas até o momento, seja de forma oficial ou através de vazamentos da versão alpha do sistema.

O lançamento oficial da nova versão do sistema ocorrerá no dia 26 de julho, às 14h GMT +8 (para quem for acompanhar no Brasil, o lançamento poderá ser assistido online à partir de 3AM do dia 27). Mas enquanto a hora não chega, que tal vermos o que já foi apresentado até o momento?

Desmistificando o MIUI

Muitos veículos de tecnologia tem informado a seus leitores sobre as novidades que o MIUI 9 vai trazer. Algumas delas são verdadeiras, outras nem tanto. Uma delas, que ainda é motivo de confusão para muitos usuários é sobre a versão do Android adotada. Assim como em outras versões do sistema, o MIUI 9 não será desenvolvido apenas em uma base Android. Atualmente, o MIUI 8 roda da mesma maneira em telefones com base Android Kit-Kat, Lollipop, Marshmallow e Nougat, e o mesmo ocorrerá no MIUI 9. Não existe uma “versão base” em que o MIUI 9 será lançado, pelo contrário: para otimizar o tempo e acelerar o processo de lançamento, dispositivos mais recentes, que já possuem uma versão Android atualizada, serão os primeiros a receber a atualização.

Embora muitos usuários questionem este posicionamento, a Xiaomi já explicou algumas vezes o que ocorre no MIUI. O sistema (que é altamente modificado pela empresa) independe da versão base do Android adotada para funcionar. É possível observar por exemplo que todos os recursos exclusivos do MIUI em sua totalidade são compatíveis entre todos os seus dispositivos, independente da base Android em que o MIUI foi construído. Assim, usuários que estão no MIUI em uma base Kit-Kat podem ter a mesma experiência de uso de um usuário rodando o sistema em uma base Mashmallow, por exemplo.

Novidades confirmadas

Publicadas de forma oficial pela equipe da Xiaomi em seu fórum oficial, estas são as mudanças já confirmadas e que irão estar presentes no MIUI 9 a partir do seu lançamento:

Novos temas padrão

Serão três temas distintos para atender a demanda inicial de design de cada usuário: Limitless, Cool Black e Color Fantasy

Tema Limitless

Tema Limitless

 

Tema Cool Black

Tema Cool Black


Tema Color Fantasy

Tema Color Fantasy

Novo design para os atalhos da Tela de bloqueio

A página de atalhos presente no MIUI 8 foi redesenhada, trazendo uma nova “lista de atalhos” no lugar do seletor de atalhos personalizável que existia anteriormente. Tal mudança também foi impulsionada pelo fato de alguns atalhos não funcionarem em telefones com o leitor de impressões digitais presente na parte frontal do dispositivo (hoje, não é possível utilizar mais o atalho da lanterna, por exemplo, já que o botão Início foi substituído pelo leitor de impressões digitais em alguns modelos). Ao redesenharem a página de atalhos, algumas funções-chave do sistema podem ser acessadas diretamente pela lista em forma de cartões com facilidade.

MIUI 9 lock screen

Embora a novidade seja interessante, ainda nos falta saber qual será a sua real utilidade ou a existência de recursos para a sua versão Global, já que a maioria dos serviços agregados à nova lista de atalhos da Tela de bloqueio (como o Mi Pay ou os cartões de transporte NFC, e até mesmo alguns atalhos para funcionalidades do Mi Home) estão disponíveis apenas para a China. Se a implementação Global não for bem pensada, possivelmente teremos em mãos mais um recurso sem uso prático, assim como foi o Showtime, que apareceu na MIUI 7 e foi abandonado.

Modo multijanelas

O modo multijanelas, esperado por todos os usuários que já estão na base Nougat, vai ser finalmente implementado no MIUI. Até o momento, o recurso está confirmado apenas para dispositivos com Android 7.0 ou superior lançados pela empresa, como o Mi 4C, Mi 4S, Mi 5, Mi 5C, Mi 5S, Mi 5S Plus, Mi 5X, Mi 6, Mi Note Pro, Mi Note 2, Mi Max, Mi Max Prime, Mi MIX, Redmi 4X e Redmi Note 4X.

Modo multijanela

Modo multijanela

Smart Assistant

O Smart Assistant, introduzido no MIUI 8, também foi redesenhado. Agora, o serviço (que funciona ao deslizar para esquerda na Tela inicial) contará com um sistema de “cartões” bem parecido com o Google Now, fornecendo informações úteis de acordo com a utilização do sistema. Será possível o acesso rápido a apps mais usados, controle de músicas em reprodução, etc. Mais uma vez, este é um recurso que não era encontrado na ROM Global, então não sabemos se ele será implementado na mesma ou se será outro recurso exclusivo apenas para a China.

Smart Assistant

Smart Assistant

Apps redesenhados

Alguns apps, como o reprodutor de músicas e a loja de temas também foram redesenhados. Embora não sejam confirmados como a versão final por terem sido obtidos através de vazamentos pela internet, já é possível ter uma noção do design simplificado que será adotado no MIUI 9.

Player de música e loja de temas

Player de música e loja de temas

Otimizações do sistema

Como informado no anúncio da nova versão, a meta para o MIUI 9 de acordo com seus desenvolvedores é tornar o sistema menor (ao remover funções raramente utilizadas, como os Cartões de contato, Showtime, WiWide, Modo Criança, entre outros) e mais estável (ao iniciar a versão beta já com a maioria dos problemas graves solucionados). Em alguns vazamentos também é reportado uma funcionalidade que promete otimizar o consumo de recursos de forma individual para dispositivos com diferentes configurações, fazendo que eles estejam sempre otimizados ao máximo independente de seu hardware ou ano de lançamento.

Quem receberá o MIUI 9?

Inicialmente, a nova versão do sistema estará disponível para o Mi 5X (que será anunciado oficialmente junto com o MIUI 9), o Mi 6 e o Redmi Note 4X. A atualização entrará em alpha/beta fechados, onde alguns usuários selecionados terão acesso à ROM para detectarem e reportarem erros antes do lançamento público. Posteriormente, a atualização também será disponibilizada para outros modelos, começando pelos dispositivos mais populares, e por fim terminando com os dispositivos de menor uso pela comunidade. Até o momento, os dispositivos com chances de serem atualizados para o MIUI 9 são: Redmi 1, Redmi 1S, Redmi 2, Redmi 2 Pro, Redmi 2A, Redmi 3, Redmi 3S, Redmi 3X, Redmi 4, Redmi 4 Pro, Redmi 4A, Redmi 4X, Redmi Pro, Redmi Note, Redmi Note 2, Redmi Note 3, Redmi Note 3 Pro, Redmi Note 4, Redmi Note 4 (Snapdragon), Redmi Note 4x (Mediatek e Snapdragon), Mi Pad, Mi Pad 2, Mi Note, Mi Note Pro, Mi Note 2, Mi Max 2, Mi Max, Mi Max Prime, Mi MIX, Mi 3, Mi 4, Mi 4 LTE, Mi 4C, Mi 4S, Mi 5, Mi 5S, Mi 5S Plus, Mi 5C, Mi 6.

E vocês, o que esperam dessa nova atualização? Será que veremos mais mudanças além das que já foram anunciadas oficialmente? Deixe sua opinião nos comentários e fiquem de olho aqui na página: iremos fazer a cobertura do lançamento e postaremos em tempo real as novidades! 🙂